quinta-feira, 25 de julho de 2013

Quarto Montessoriano

Oi galera tudo bom ? Me desculpar mais ontem realmente não deu pra posta , então o post de hoje e especialmente para as mamães assisto videos da '' Flavia Calina " (Canal do YouTube Fla1982 ) e descobri através dela um tipo de quartinho para bebê bem diferente e legal que é o quarto "Montessoriano"  , aqui no Brasil eu particularmente nunca vi mais lá nos EUA e bem comum então confira ( As Informações e Imagens abaixo não foi eu que coloquei sozinha fui buscando mais e mais informações sobre esse quarto e fui as juntando )

1-) Mente pra gente sabe o tipo de quarto que estamos falando ai abaixo vai te algumas fotos !











                       O método Montessori ou pedagogia montessoriana foi criado por Maria Mantessori, (1870-1952), médica e educadora italiana que defende que a individualidade e a liberdade da criança são de extrema importância para seu desenvolvimento e devem ser estimuladas desde cedo. Um dos aspectos deste método diz respeito a como deve ser o ambiente em que a criança vive: daí o termo “quarto montessoriano”.

Segundo o método Montessori, este quarto deve ser mais minimalista e adaptado ao ponto de vista da criança, dando a ela segurança e liberdade para descobrir e aprender a todo momento. O quarto montessori se baseia no princípio de que a criança, nos primeiros anos de vida, elabora os próprios conceitos pela ação e pelo contato com o mundo em que vive.

  

 Seguindo este pensamento, tudo no quarto deve estar ao alcance das suas mãos ou da sua visão, para que ela possa ter acesso quando quiser. Desta forma, ela é estimulada a pensar e agir, desenvolvendo assim noções de responsabilidade e confiança.

  

 Um dos principais diferenciais do quarto montessoriano pode parecer estranho para quem nunca ouviu falar do método: ele não tem berço ou cama mais elevada e sim um colchão no chão. Mas esta não é a única coisa para se criar um quarto infantil Montessori. Veja a seguir como criar um quarto estimulante e seguro para as crianças levando em conta o método de Maria Montessori:

Sai o berço, entra o colchão

Substitua o berço ou cama por um colchão no chão. Ele pode ficar sobre um estrado baixo, um tapete de e.v.a. ou algo que não o deixe muito elevado. A criança precisa conseguir deitar, levantar e sair da cama com facilidade, de preferência sozinha (seja andando, se arrastando ou engatinhando, dependendo da fase). Se o bebê costuma rolar durante a noite, você pode colocar travesseiros ou almofadas formando uma espécie de “barreira” ao redor do colchão, mas permitindo que a criança possa passar por ela facilmente quando acordada.

Cabe aqui uma ressalva: para a criança recém nascida, dormir no chão pode envolver alguns problemas. Em livros sobre Montessori produzidos no hemisfério norte e em locais menos tropicais, insetos não são considerados. Mas aqui podemos pensar neles e considerar que para os primeiros meses pode ser uma boa ideia um berço.
 



Brincar faz bem! Ler também!

Uma das prioridades do método Montessori é adotar o ponto de vista da criança, ou seja, aquilo que ela puder acessar deve ficar ao nível de suas mãos. Assim, os brinquedos e livros devem ser deixados em prateleiras baixas para que a criança os alcance quando quiser. Mas atenção: não é necessário deixar todos os brinquedos à vista, pelo contrário, isso pode deixar a criança estressada e confusa. Uma dica é ir revezando os brinquedos, mantendo nas prateleiras alguns de seus preferidos e outras pelos quais a criança tem menor interesse. 

Depois de brincar e espalhar os objetos, a organização do quarto deve ser feita pela criança, com orientação/ajuda dos pais. A criança deve ser estimulada a pensar e compreender como as coisas funcionam, os processos da casa (por exemplo, tirou a roupa suja-colocou a roupa suja no cesto, ou tirou o brinquedo da caixa- brincou-terminou de brincar-devolveu para a caixa);

 

Liberdade para se vestir

Disponibilize algumas peças de roupas em gavetas, araras ou armários baixos e estimule a criança a se trocar sozinha. Dependendo da idade, ela não demonstrará muita habilidade ou mesmo interesse no início, mas aos poucos vai aprendendo e descobrindo que é capaz de se vestir por conta própria – e provavelmente vai achar isso o máximo.
 
Foto Via Potencial Gestante

Espelho, espelho meu

Outro objeto frequente em quartos montessorianos é o espelho, interessante por diversos motivos. A criança pequena, por natureza, gosta muito do rosto humano e, além disso,  é importante para o bebê reconhecer seu próprio rosto, as possibilidades de movimento dele e as partes de seu corpo.  Fora isso, o método prega que enxergar a si mesmo no espelho pode ajudar a criança a se reconhecer como indivíduo, auxiliando no desenvolvimento da autonomia e da força de vontade. Quando a criança é ainda bebê, o espelho pode ser colocado na horizontal, bem próximo do chão. Depois, à medida que ela cresce, o objeto pode ficar horizontalmente, acompanhando sua altura e campo de visão. Para evitar acidentes, é aconselhável que o espelho seja de acrílico e esteja bem preso na parede ou na porta do armário.




Foto Via Potencial Gestante 


Caixa de tesouros

Consiste em uma cesta – ou caixa mesmo – com objetos de outras partes da casa e que chamem a atenção da criança, como por exemplo, colher de pau, peneira, pregador de roupa, copo plástico, vasilhas, etc. Dê preferência a itens de materiais e texturas diferentes, sempre atentando para a segurança (não devem ter partes pontiagudas ou soltar partes que possam ser engolidas pela criança, por exemplo). O objetivo dos objetos na caixa é estimular aspectos sensoriais da criança de forma livre.

  

Barra de Apoio

Em um quarto montessoriano de bebê, é válido instalar uma barra de apoio na parede para que ela possa ajudar a criança a andar, sem depender da ajuda direta dos pais. Um estímulo a mais é pendurar objetos nesta barra, com espaços de intervalo, para que a criança tenha objetivos a atingir quando tentar caminhar. A utilização dela precisa ser ensinada e utilizada quando a criança já está tentando levantar e dar os primeiros passos.
 

Segurança

Além de ajudar a deixar o quarto mais acessível, colocar-se no lugar da criança na hora de planejar um quarto montessoriano também possibilita avaliar se o ambiente oferece riscos. O objetivo do método Montessori é promover a autonomia dos pequenos, mas é preciso tomar uma série de cuidados tanto com o quarto quanto com a casa para que isso ocorra. A criança cresce com mais independência, mas ainda é preciso monitorá-la com frequência.  Tomadas e objetos pontiagudos devem ficar fora do alcance da criança.

Uma parte do post foi tirado do site : http://caderninhodamamae.blogspot.com.br a outra eu escrevi muito obrigador por ler e big beijokas e até o próximo post

Nenhum comentário:

Postar um comentário